Santa Catarina dá um passo histórico na gestão territorial com a implantação da IDE/SC
Reunião para apresentação do projeto da Infraestrutura de Dados Espaciais de Santa Catarina – Foto: Bianor Rosa/MPSC
Em reunião realizada na última quarta-feira (11/12), o projeto da Infraestrutura de Dados Espaciais de Santa Catarina (IDE/SC) foi apresentado ao Conselho Gestor do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL), sob a presidência do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). A iniciativa, considerada um marco estratégico para o estado, foi aprovada com a destinação de aproximadamente R$ 4 milhões para sua implementação.
O projeto, elaborado pela Diretoria de Desenvolvimento Territorial da Secretaria de Estado do Planejamento (SEPLAN), visa a integração de dados espaciais de alta qualidade, proporcionando avanços significativos para a gestão pública e o planejamento sustentável.
O secretário do Planejamento, Edgard Usuy, destacou a importância da aprovação e os resultados esperados. “Com a IDE/SC, Santa Catarina se posiciona como um referencial em tecnologia e eficiência na administração de seu território. Fortalecer essa infraestrutura melhora a eficiência, transparência e qualidade das decisões, além de consolidar um sistema integrado de gestão de dados geoespaciais em Santa Catarina”, comentou Usuy.
O Diretor de Desenvolvimento e Gestão Territorial da SEPLAN, Luis Felipe Braga Kronbauer, também destacou a importância da iniciativa: “A implantação da IDE/SC irá transformar a maneira como o estado utiliza dados espaciais, ampliando a eficiência das políticas públicas e gerando impactos positivos em diversas áreas, como meio ambiente, infraestrutura e urbanismo. Esse é um passo significativo rumo a uma gestão territorial mais inteligente e sustentável”.
Com os recursos aprovados, a expectativa é de que o projeto fortaleça a tomada de decisões no estado, integrando informações de diferentes setores e promovendo soluções inovadoras para os desafios do crescimento econômico e da preservação ambiental.
Avanço significativo para a Geoinformação de Santa Catarina
Com objetivo de fortalecer a hélice “pessoas, tecnologia e governança”, que irá compor a Infraestrutura de Dados Espaciais de Santa Catarina (IDE/SC), a Diretoria de Desenvolvimento Territorial, por meio da Gerência de Geoprocessamento e a Gerência de Planejamento Urbano e Territorial, iniciou a rodada de capacitação de servidores municipais em geoprocessamento e banco de dados.
A capacitação pioneira no Estado começou pela Associação do Vale do Itapocu (AMVALI) e irá percorrer as 21 Associações dos Municípios de Santa Catarina. A iniciativa contempla a hélice pessoas e tem como público-alvo os servidores municipais de associações de municípios e consórcios públicos.
A primeira atividade de capacitação reuniu aproximadamente 50 gestores e servidores municipais em Jaraguá do Sul – Foto: Letícia Marin Kist
A aprovação do projeto da Infraestrutura de Dados Espaciais no Conselho Gestor do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL) faz parte da hélice na parte de tecnologia. Já a hélice da governança será instituída após a publicação do decreto de criação, que estabelecerá as diretrizes para operação, gerenciamento e manutenção do projeto da IDE/SC.