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Santa Catarina lidera o interesse no Brasil por comércio, indústria, emprego e turismo, segundo o Google Trends

Mão digita ao teclado, com bandeira SC na tela

Pesquisas realizadas no Google Trends mostram que o estado de Santa Catarina lidera o interesse entre os estados brasileiros nos assuntos sobre o comércio, indústria, emprego e turismo, conforme dados acumulados nos últimos 12 meses, até o início de dezembro de 2024. A busca por esses assuntos reflete a importância dos setores para a economia catarinense e sugere a conexão da população com temas que impulsionam o desenvolvimento regional.

O Google Trends é uma ferramenta oferecida pelo Google que mede a popularidade de termos de busca na internet feitos em diferentes regiões do Brasil e do mundo. Conforme o próprio provedor anuncia, os resultados oferecem insights e ajudam a entender as particularidades e tendências regionais. Por meio do Google Trends é possível explorar as pesquisas em alta nos buscadores de internet ou pesquisar palavras-chaves relacionadas a temas do cotidiano, como foi o caso dessa matéria.

Comércio, Indústria, Emprego, e Turismo em Santa Catarina

O interesse da população brasileira ao longo dos últimos 12 meses sobre o assunto comércio revela que Santa Catarina foi quem mais buscou o termo entre os estados. Em seguida, aparecem Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, estados que compõem o Cosud – Consórcio de Interação Sul e Sudeste – cujo último encontro foi realizado em Santa Catarina. O termo de busca comércio, na pesquisa por assunto, envolve as buscas por comércio eletrônico, varejo tradicional, práticas de exportação e importação, feiras e eventos de negócios, bem como moda, tecnologia e alimentação, entre outros.

O assunto indústria posiciona Santa Catarina em primeira posição no ranking de consultas, seguido por São Paulo, Amazonas, Paraná, e Goiás. Esse assunto cobre tópicos relacionados aos setores produtivos, inovação tecnológica em fábricas, tendências de industrialização, automatização de processos, Indústria 4.0, sustentabilidade na manufatura, bem como feiras ou lançamentos de tecnologias industriais, entre outros tópicos.

Santa Catarina ocupa o primeiro lugar, também, na busca pelo assunto emprego. Em segundo lugar vem o Acre – único Estado que não compõe o Cosud, entre os cinco primeiros – seguido por São Paulo, Rio de Janeiro, e Minas Gerais. Essa categoria envolve as pesquisas relacionadas à oferta e busca por vagas de emprego, concursos públicos, cursos profissionalizantes, como fazer um currículo, além de outros tópicos sobre empregabilidade.

O assunto turismo, por sua vez, também posiciona Santa Catarina como maior interessado na categoria, que abrange tópicos sobre praias, parques temáticos, águas termais e outras atrações turísticas, bem como hotéis, transporte, aluguel de carros, pacotes turísticos, destinos de viagens, eventos, festivais, atividades das tradições locais, entre outros. Em segundo lugar ocorrem as buscas realizadas no Distrito Federal, seguido por Roraima, Paraná, e Rio de Janeiro.

Relação com os indicadores de desenvolvimento

A popularidade dos assuntos comércio, indústria, emprego e turismo, quando medidos em relação aos outros estados, reflete a posição de liderança de Santa Catarina no cenário econômico nacional. No último relatório anual do Produto Interno Bruto (PIB) de 2022, consolidado pelo IBGE em novembro do presente ano, o estado registrou o crescimento de 1,8% do PIB, quando a média de crescimento no Sul foi de 0,1%. De acordo com os últimos dados oficiais, Santa Catarina é a sexta maior economia do país, com um PIB per capita 23,4% acima do índice per capita brasileiro.

De acordo com as análises do Economista Paulo Zoldan, coordenador do Boletim de Indicadores Econômicos da Secretaria do Estado de Planejamento (Seplan), o setor de Serviços participou com 65,4% da economia de Santa Catarina, com destaque para o comércio, que foi responsável por 17% daquele total, e de “Outras Atividades de Serviços”, que incluem alimentação, alojamento, arte, cultura, esporte, recreação, entre outros. A Indústria catarinense, por sua vez, representou 28,5% do Valor Adicionado Bruto (VAB).

Em relação à empregabilidade, vale lembrar que Santa Catarina demonstrou um desempenho 40% acima da média nacional na oferta de empregos, conforme dados de outubro, do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). O acumulado no ano é de quase 140 mil novos empregos no estado, com o maior saldo positivo gerado pelos setores de serviços, comércio e indústria, assuntos de elevado interesse pelos catarinenses, de acordo com o Google Trends.

Estado privilegiado

Quanto ao Turismo, o estado é privilegiado pelas belezas naturais, gastronomia, diversidade de frutos do mar, montanhas, serras, vales e praias que atraem turistas do Brasil e do mundo, além das distintas características culturais e regionais de suas macrorregiões. Vale salientar, ainda, que Santa Catarina expandiu em 7,8% o Volume de Atividades Turísticas acumulado de janeiro a setembro de 2024 no Brasil, o que coloca o estado entre os que mais contribuíram para a expansão do setor. Os dados são do IBGE, referentes ao mês de setembro de 2024, e foram publicados na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS).

“Santa Catarina reafirma seu protagonismo em pautas tão importantes ao estado como o turismo, conforme demonstram os dados do Google Trends. Esse resultado está alinhado com o destaque do estado, que em 2022 aumentou sua fatia de participação no PIB do país e manteve uma das menores taxas de desemprego. Os dados convergem e reforçam nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e com a qualidade de vida dos catarinenses. Continuamos trabalhando para que o nosso Estado seja um exemplo de inovação e eficiência”, destaca o secretário de Estado do Planejamento, Edgard Usuy.